.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pedro César Batista no Fórum Social Mundial

http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=27055

Acompanhe pelo Diário do Pará e leia mais nos subtítulos do caderno Especial sobre o FSM.
http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=25308

PRESS RELEASE BRASÍLIA
20 anos depois de assassinado, o advogado e deputado João Carlos Batista será um marco no Fórum Social Mundial, em Belém.
Resgatar a vida e a militância do advogado e deputado João Carlos Batista, assassinado em 6 de dezembro de 1988, na capital paraense, Belém, será o eixo de uma série de atividades organizadas pelo jornalista Pedro César Batista, durante o Fórum Social Mundial. Todas as ações buscarão destacar a importância do resgate das lutas e mártires populares para o fortalecimento de referenciais políticos e éticos que apontem para à indignação, a solidariedade e a esperança. O papel desempenhado por João Batista na luta pelo fim da ditadura, em defesa da Amazônia, nas lutas estudantis e pela reforma agrária é contado no livro João Batista, mártir da luta pela reforma agrária, de Pedro César Batista. Prefaciado por João Pedro Stédile e editado pela Expressão Popular, o livro resgata a história de vários militantes assassinados no decorrer da década de 1980 na região amazônica, as lutas contra o latifúndio, os vínculos de agentes públicos com a pistolagem e a violência praticada impunemente contra os trabalhadores rurais pelos latifundiários. A impunidade de assassinos e mandantes, acobertados por juízes e policiais, está devidamente fundamentada, com dados e nomes de envolvidos.


Durante o Fórum Social Mundial Pedro César Batista estará presente nos eventos:


28/1 – 18h – Teatro Estação Gasômetro. Lançamento da segunda edição de João Batista, mártir da luta pela reforma agrária, com palestras de vários convidados, debates e uma apresentação cultural. Evento apoiado pelo Movimento de Olho na Justiça e Argonautas Ambientalistas da Amazônia.-


29/1 – 14h – Tenda Irmã Doroty (CNBB). Palestra sobre a vida de João Carlos Batista e a necessidade do resgate de referenciais para a luta popular.


30/1 – 15h – Movimento de Olho na Justiça. Participação da Mesa de Debates: Importância do resgate das lutas e mártires populares.


Pedro Batista ainda é autor de Marcha Interrompida (Thesaurus Editora – 2006), romance baseado no massacre ocorrido em Eldorado dos Carajás, quando 17 trabalhadores rurais foram assassinados e 69 feridos devido ataque da PM paraense. Marcha Interrompida teve a sua segunda edição lançada na sede das Nações Unidas, em New York (USA), em junho do ano passado. O autor possui mais de uma dezena de títulos publicados, reside em Brasília e presta assessoria para comunidades e setores marginalizados. É membro do Movimento de Olho na Justiça, entidade que visa acompanhar e fiscalizar o Poder Judiciário e o Ministério Público.

Marcadores: , , , ,

2 Comentários:

  • favorities fatdv

    [url=http://frett-ni-p.blogspot.com]frette nine pet[/url]
    [url=http://whe-b-be.blogspot.com]whey bar bead[/url]
    [url=http://foldin-wetsui-d.blogspot.com]folding wetsuit dog[/url]
    [url=http://kennetmerchantspac.blogspot.com]kenneth merchants space[/url]

    top fti i

    Por Anonymous Anônimo, às 13 de janeiro de 2010 às 06:08  

  • sites mi wm

    [url=http://bishoinformati.blogspot.com]bird shoes information[/url]
    [url=http://informatiflyadvanc.blogspot.com]information flyer advanced[/url]
    [url=http://digital-dvds.blogspot.com/2009/10/jvc-dvd-digital-theater-great-for-small.html]jvc dvd digital theater[/url]
    [url=http://goog-shredd-messeng.blogspot.com]google shredder messenger[/url]
    [url=http://casecha.blogspot.com]cat set chai[/url]

    bookmarks ybl l

    Por Anonymous Anônimo, às 18 de janeiro de 2010 às 19:11  

Postar um comentário

<< Home