Portugal, Beira Litoral, ria de Aveiro, Murtosa.
Há coisas que só existem em um único lugar do mundo. Como os barcos Moliceiros que enfeitam a ria de Aveiro, na Região Centro de Portugal. Segundo especialistas nascidos na região, são de origem fenícia. Moliceiros porque tradicionalmente serviam para retirar o moliço - um tipo de vegetação - das terras baixas inundadas, para fertilizar as terras ribeirinhas.
Murtosa é o município onde se encontra a maior concentração de barcos moliceiros em toda a ria de Aveiro. É conhecido por ser culturalmente geminado com a cidade americana de Newark. Uma grande concentração de luso-americanos caracteriza especialmente a Murtosa, conhecida pelo lema "Murtosa, terra da enguia, pátria do Moliceiro". Os moliceiros são utilizados actualmente para passeios turísticos e na pesca.
A Câmara do Município da Murtosa, que agora está a implementar um programa de transporte que valoriza a utilização tradicional das bicicletas no concelho, deveria incentivar mais a exploração e construção de barcos Moliceiros.
Nos nomes uma homenagem ao dono, provavelmente.
O nome da embarcação pode ser um lema profético
No cais da marina, em frente a antigos armazéns, os moliceiros se juntam aos modelos mais recentes
Reunidos em uma associação, os antigos contrutores resistem e ensinam a arte aos mais novos.
Barcos, mar e bois, símbolos do cotidiano da ria.
Marcadores: fotografia, moliceiros, Murtosa, Portugal, reportagem
2 Comentários:
Uma viagem ao mundo dos encantos de Portugal. Entendo o porquê do fascínio que este país exerce quando é visitado. Suas fotos fazem renascer o belo da natureza e fala, no silêncio que chega após a volta das àguas das ondas,de coisas que era preciso que fosse visto "a cá" in Brèzil" tão rico em destruir o que a natureza nos deu...
Sinto-me feliz em ser seu editor. Já ganhei a Euro... abs fraternos José Milbs editor de O REBATE
Por
Unknown, às 11 de outubro de 2007 às 17:56
Obrigada, Milbs! E por falar em Euro, hoje tem mais...
Um abraço
Por
Ana Lúcia Araújo, às 12 de outubro de 2007 às 07:49
Postar um comentário
<< Home